Quem lê é mais inteligente?

quarta-feira, 19 de março de 2014


Há algum tempo eu fiz um vídeo lá no canal propondo a seguinte questão: será que quem lê é necessariamente mais inteligente, ou uma coisa não tem nada a ver com a outra? Minha resposta provavelmente vai surpreender você, mas eu não acho que leitura e inteligência estejam intimamente relacionadas. Conheço pessoas super espertas e interessantes que quase não lêem e, em contrapartida, minha timeline no facebook me prova todos os dias que o que não faltam são idiotas letrados, gente ignorante que engole livro atrás de livro, mas é incapaz de absorver as informações que eles passam e tirar algum proveito delas. 

Eu resolvi gravar o vídeo por causa de uma pessoa específica. Não, não é nenhuma coleguinha de YouTube, antes que alguém queira causar discórdia. É alguém que conheci em um evento e que me fez ter certeza de que o fato de ler mais de cem livros em um ano não é garantia de que a pessoa é inteligente, tem opiniões relevantes ou que é uma pessoa interessante de se conviver. Pelo contrário, quem lê e não reflete sobre aquilo que leu e nem tem a capacidade de aceitar opiniões divergentes e as liberdades individuais, é ainda mais ignorante que aqueles que não lêem nada. 

Enfim, dei minhas opinião no vídeo e como a repercussão foi bastante positiva no canal, resolvi trazer a discussão para o blog, porque quero saber a sua opinião: afinal, você acha que quem lê é mais inteligente? Assista e tire suas próprias conclusões:


(aproveite e se inscreva no meu canal para saber das novidades em primeira mão!) 


E fica aí a dica, sobretudo se você é formador de opinião: não ceda à tentação de se achar melhor do que as outras pessoas só porque você lê, e jamais tente passar por cima das opiniões alheias com base em arrogância e ideias pré-concebidas. Achar que tudo na vida é preto ou branco e ignorar as nuances e as diferenças de pensamento é exatamente o oposto de inteligência. 

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo