Cocota Nerd Lê: Suicidas, de Raphael Montes

segunda-feira, 31 de março de 2014
Eu adoro literatura policial, e acho que o gênero é meio marginalizado entre os críticos literários. Então, fiquei mega feliz quando soube que um autor nacional, carioca, gente como a gente, estava bombando horrores, sendo aclamado pela crítica e tendo sucesso internacional. Por tudo isso, decidi ler Suicidas, de Raphael Montes.



Já tinha ouvi falar sobre este livro há muuuuito tempo, em um evento literário em que o autor estava presente. Já naquela época as pessoas que haviam lido Suicidas elogiavam bastante mas eu, tolinha, não dei bola e levei quase um ano para me render ao livro de Montes. E tudo o que posso dizer é: POR QUE eu demorei tanto? O livro é amor demais! 

A sinopse de Suicidas já é instigante por si só. Trata-se da história de nove jovens do Rio de Janeiro que resolvem participar de uma Roleta Russa. Aparentemente, nenhum deles tinha motivos reais para se suicidar, e o livro aborda as semanas anteriores à Roleta Russa e os acontecimentos na vida dos suicidas neste período, para que o leitor possa entender um pouco mais sobre as suas motivações para o suicídio.

Amo a maneira como Raphael Montes conta a sua história! Cada capítulo é narrado de uma forma, alternando entre fragmentos do diário de um dos suicidas, que era aspirante a escritor, trechos do livro que o mesmo estava escrevendo em tempo real, enquanto a Roleta Russa acontecia, e uma transcrição do áudio de uma entrevista coletiva entre as mães dos jovens e a delegada responsável pelo caso. Esta narrativa por etapas se completa, e faz com o que leitor construa a história em sua cabeça, juntando os fragmentos para entender o que acontecer. Achei genial! 

O final do livro dispensa comentários, foi uma jogada de Mestre e deixou o livro ainda mais espetacular. Com as duas palavrinhas que fecham Suicidas, Raphael carimbou sua carteirinha de escritor brilhante. Recomendo demais, demais, demais, e morro de orgulho de ver um livro tão bom escrito por um autor nacional!

Eu fiz um vídeo somente sobre o livro, e dá para notar a minha empolgação! Corri para gravar assim que acabei de ler, porque queria muito falar sobre cada detalhezinho da história. Assista para saber mais:



Aviso logo que já comprei Dias Perfeitos, o novo romance policial de Raphael Montes, e logo farei resenha também. Aparentemente tenho um novo escritor nacional favorito. \o/

Compre o livro online: 




Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo