Sobre Zumbis: In the Flesh e Branca dos Mortos e os 7 Zumbis

segunda-feira, 10 de março de 2014
Eu não tenho uma experiência muito boa com livros sobre zumbis. Li aquele Orgulho e Preconceito e Zumbis e achei uma bomba, tanto que me desfiz na primeira oportunidade! Porém, quando a Globo Livros me enviou Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, de Fábio Yabu, eu me empolguei muito com a ideia de misturar contos de fada com seres sobrenaturais e macabros. Li e gostei muito, e, como acho que este é o tipo de livro que vai agradar a bastante gente, resolvi vir aqui indicá-lo.



Quem gosta de Once Upon a Time certamente vai adorar Branca dos Mortos. É muito legal ficar tentando identificar os personagens dos contos de fada ao longo da narrativa, e é mais legal ainda porque mesmo os personagens que não ganharam um conto para chamar de seu, acabam fazendo "participações especiais" em algumas histórias. É o caso do Pequeno Polegar, por exemplo.

Apesar de os contos serem independentes entre si, eles dialogam, então muitas vezes os personagens de determinado conto aparecem em outros mais para a frente, e tudo faz muito sentido. Isso acontece, por exemplo, com a Madrasta da Cinderella, e com a própria Branca de Neve. Alguns mistérios que ficavam sem resposta acabam sendo solucionados nos contos seguintes. No conto que nomeia o livro o leitor não tem a menor pista do que aconteceu com os Sete Anões para que eles se tornassem zumbis, mas um dos últimos contos do livro acaba trazendo a resposta, o que eu achei super interessante. Preciso destacar que há um conto inspirado em O Corvo de Edgar Allan Poe e eu achei genial! Uma bela releitura de um poema brilhante, que já tem um certo tom macabro por natureza.

Falando sobre os pontos negativos, me sinto na obrigação de dizer que, se você não curte narrativas bem coloquiais, com linguagem simples e direta, talvez não curta muito esse livro. No meu caso, isso não incomodou, o que me deixou meio irritada foi o fato de o autor repetir muito as palavras em determinados momentos, sobretudo nos primeiros contos, e sempre terminar os parágrafos com "frases de efeito", recurso que muita gente gosta mas eu, particularmente, acho meio cansativo. De qualquer forma, são pequenos "defeitinhos" que não chegam a atrapalhar a experiência de leitura. Ainda assim Fábio Yabu é um ótimo contador de histórias!

In the Flesh



Outra dica que tenho para compartilhar com você que gosta de histórias sobre zumbis é, na verdade, a de uma série: In the Flesh, da BBC. In the Flesh é narrada em um cenário pós-apocalíptico em que a cura para a "zumbificação" das pessoas já foi descoberta, e os mortos que voltaram à vida passaram por um tratamento que lhes permite ter uma vida normal, desde que mantenham sua medicação em dia. Quando a série começa, os primeiros "ex-zumbis" estão voltando para suas casas para se reintegrarem à sociedade, mas o preconceito contra eles ainda é muito grande. Nosso personagem principal, Kieran, é um dos que voltaram dos mortos, e ao longos dos três episódios ficamos sabendo mais sobre seu drama pessoal, que acabou causando sua morte. 

Como a versão zumbi de Kieran matou pessoas e se envolveu em incidentes que sua família preferiria esquecer, e, pior ainda, ele tem flashbacks desta época macabra mesmo depois de curado, o personagem carrega uma grande culpa. Com o tempo, o espectador se envolve tanto com todos os personagens que é impossível não ficar torcendo por um final feliz para uma história tão conturbada.

Não se engane: apesar de tratar de zumbis, In the Flesh não lembra em nada The Walking Dead e outras séries do gênero, e nem é o tipo de série que vai causar sustos. O foco aqui é outro: o preconceito, a intolerância e a discriminação, e como eles podem ser prejudiciais para a sociedade. Nem preciso dizer que os zumbis da história são uma metáfora para as minorias, né? Se trocarmos os mortos-vivos em questão por homossexuais, transgêneros, negros ou qualquer outra parcela da população que sofra discriminações acabamos tendo um retrato bem cruel da nossa sociedade. 

In the Flesh é de uma sensibilidade absurda, eu digo logo que chorei que nem um bebê no último episódio e, apesar de a história não deixar pontas soltas, ficou um gostinho de quero mais. Felizmente a série foi renovada e eu mal posso esperar para saber o que a segunda temporada nos reserva! Para te deixar com vontade de ver, vou deixar aqui o link para o trailer de In the Flesh. Indico de olhos fechados para gente com mente aberta e sobretudo para as que ainda precisam se despir de certos preconceitos. 

Eu fiz um vídeozinho em que falo mais sobre a série In the Flesh e sobre o livro de Fábio Yabu, e sugiro que você o assista e, se gostar, se inscreva no meu canal no YouTube



E aí, já conhecia In the Flesh? Curtiu a sinopse do livro de Yabu? Tem mais livros, séries ou filmes sobre zumbis para me indicar? Compartilhe nos comentários!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo