Opinião: Resenhas Negativas sobre livros em blogs e canais

segunda-feira, 24 de março de 2014
É bem comum pessoas deixarem comentário lá no meu canal falando que leram tal livro porque eu indiquei, e eu mesma já me empolguei com vários livros depois de assistir aos vídeos da concorrência dos coleguinhas. Mas será que o contrário também é válido? Será que opiniões negativas sobre livros em canais e blogs literários podem influenciar as pessoas a desistirem de ler? Foi esta a discussão proposta pela Tatiana do Tiny Little Things e que eu achei bem interessante.



Eu sou uma pessoa polêmica, não tenho medo nenhum de dar minha opinião doa a quem doer (ok, às vezes eu exagero). É assim na vida real, e é assim na internet. Não à toa fiz em 2012 uma série de vídeos chamada "Livros que todo mundo ama menos eu", em que dizia o que eu penso de verdade sobre vários livros e autores queridinhos da galera. E foi aí que eu descobri algo muito bizarro: as pessoas não sabem lidar com opiniões divergentes, e encaram as críticas feitas a coisas que amam como ofensas pessoais.

Quando eu era adolescente aficionada por heavy metal, eu achava que só esse estilo musical prestava, e que todas as outras pessoas do mundo tinham mau gosto. Felizmente esta prepotência ficou no passado, mas fazer vídeos na internet me fez pensar que, para muita gente, o ensino médio nunca acaba, e opiniões contrárias são encaradas como críticas ao gosto da pessoa, e não como simplesmente questões de opinião pessoal.

É bem cansativo ter que explicar que não, o fato de eu não gostar de algo que você ama muito não impede que sejamos amigos toda vez em que critico algum livro ou autor em algum vídeo. Principalmente se for um escritor nacional. Ou o Gabriel Garcia-Marquez. Ou qualquer "Vaca Sagrada" considerada pela opinião pública como acima do bem e do mal. Bom, sinto muito, my dear, mas eu não gosto de unanimidades. 

Enfim, fiz um vídeo tagarelando horrores sobre este assunto e realmente sugiro que você assista, porque a discussão foi bem proveitosa. 


(Aproveita que já está por aqui e se inscreva em meu canal! :D)

E fica aí a pergunta: Você já deixou de ler algum livro porque viu uma opinião negativa na internet? Até que ponto as resenhas literárias influenciam suas escolhas? Conta para mim nos comentários!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo