Cocota Nerd Lê: 1222

quinta-feira, 15 de maio de 2014
Já falei aqui sobre A Deusa Cega, da norueguesa Anne Holt, e hoje voltei com a resenha de 1222, outro romance da autora que eu li e gostei bastante.



Em 1222 a ex-inspetora Hanne, agora presa em uma cadeira de rodas, viaja com mais 268 passageiros de trem, quando um acidente interrompe sua viagem. Com o seu maquinista morto no acidente e presos a 1222 metros de altura, os desafortunados passageiros nada têm a fazer senão buscar abrigo em um hotel nas redondezas e esperar pelo socorro. 

Antes que o resgate finalmente chegasse, no entanto, um misterioso assassinato é cometido, o que instala um pavor geral, pois o criminoso necessariamente está entre eles. Afinal, como lidar quando seu vizinho de quarto pode ser um assassino? Em quem confiar nestas circunstâncias? São essas as questões que Hanne precisa responder, mesmo sem a menor vontade de retomar seu antigo trabalho como policial.

Eu adorei o clima deste livro! Para mim, que sou amante de frio, neve e afins, foi super gostoso entrar na atmosfera do romance. Mas o que mais gostei foi a maneira como Anne Holt construiu sua história. O ritmo é bastante envolvente, novas perguntas surgem a cada instante, o que estimula o leitor a continuar lendo para, quem sabe, desvendar o mistério.

Em meio aos crimes que são cometidos ao longo da trama, outros mistérios paralelos, envolvendo conspirações e segredos de Estado também vão sendo introduzidos pouco a pouco, o que aguçou ainda mais a minha curiosidade.

Gosto bastante também da forma como os personagens são construídos. A própria Hanne é uma personagem peculiar e riquíssima, cheia de frustrações e amarguras que refletem em sua maneira de enxergar o mundo. Apesar de seu mau-humor crônico, é impossível não se identificar com ela em determinados momentos da trama. Achei que esta parte da história foi bem desenvolvida.


Quanto ao final, tenho minhas dúvidas. Não se pode negar que é um desfecho imprevisível, porém achei meio corrido e confuso, tanto que precisei procurar uns spoilers na internet para ter certeza de que havia entendido. Também notei algumas pontinhas soltas, coisa que não aconteceu em A Deusa Cega, e confesso que isso me deixou meio triste. Ainda assim, é um ótimo livro e indico muito para quem curte histórias policiais com muita ação. 



Vale lembrar que os livros da Anne Holt são parte de uma série estrelada pela inspetora Hanne, e como A Deusa Cega se passa antes de 1222, indico a leitura de A Deusa Cega primeiro, e depois de 1222. E que a Fundamento traga os próximos livros também (de preferência na ordem correta \o/). 


Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo