Cocota Nerd Lê: O Segredo da Bastarda

terça-feira, 13 de maio de 2014
Eu nunca havia me interessado por romances históricos, até ouvir vários comentários elogiosos à escrita da Cristina Norton. Assim, peguei O Segredo da Bastarda, enviado pela Editora Leya, para ler meio despretensiosamente, e acabei amando bem mais do que achei que fosse amar! 

O Segredo da Bastarda conta a história do segredo mais bem-guardado da Família Real portuguesa, escondido debaixo dos panos por anos e anos: o segredo de que a filha de Eugenia de Meneses, neta do Marquês de Marialva, seria na realidade a bastarda de Dom João XVI. Para contar essa história, Cristina Norton mistura ficção com realidade, e cria um livro repleto de licenças poéticas e extremamente gostoso de se ler. 



Como apaixonada que sou por histórias não-lineares, adorei a forma como a autora construiu sua trama, com capítulos intercalados, sendo que cada um deles trata de um período histórico e do desenrolar do destino de um personagem em especial. Gostei principalmente dos capítulos dedicados à Eugenia de Meneses e achei genial a ideia de incluir capítulos narrados pela imagem de uma santa! Super original, e funcionou muito bem.

Para recontar esta história, Cristina Norton utilizou cartas da época. Adoro essa coisa de misturar romance com fatos reais e, como é comum acontecer em livros como este, muitos dos fatos narrados provêm da imaginação da escritora. Assim, O Segredo da Bastarda é um delicioso romance de época com pitadas de acontecimentos reais, o que deixa tudo ainda mais belo.

Fiz um vídeo falando um pouco mais sobre minhas impressões de leitura e recomendo fortemente que você assista, sobretudo se for dessas apaixonadas por romances históricos.


E você, também curte histórias deste tipo? Se interessou pelo livro? Conta para mim nos comentários.

Disclaimer: Este livro foi enviado pela editora para resenha. Tudo o que foi exposto neste artigo é baseado em minha opinião sincera e não recebo nenhum tipo de compensação para escrever o post.
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo