Cocota Nerd Lê: A Deusa Cega

quarta-feira, 7 de maio de 2014
A escritora norueguesa Anne Holt é considerada por muitos uma mistura de Agatha Christie com Stieg Larsson. Como estes são, provavelmente, dois dos meus autores favoritos, fiquei empolgadíssima para conhecer o trabalho de Holt. E depois de ler A Deusa Cega não me arrependi nem um pouquinho!



A Deusa Cega conta a história da inspetora Hanne Wilhelmsen, do assistente de promotoria Hakon Sand e da advogada Karen Borg. Estes três personagens têm suas vidas conectadas quando um assassinato brutal que, aparentemente, parecia ser um crime fácil de solucionar,  revela ser apenas parte de uma trama complexa envolvendo tráfico de drogas. 

Tal trama, caso venha à tona, pode afundar reputações consideradas inabaláveis, o que acaba trazendo trágicas consequências para todos os envolvidos. A "Deusa" citada no título, no caso, é Deusa da Justiça que, com os olhos vendados, precisa ser imparcial. Mas a troco de que?

E, não vou negar, a comparação com Larsson de fato procede. Tanto por se passar em um país escandinavo, tanto por tocar em pontos como corrupção e tráfico de drogas, o livro de Anne Holt tem semelhanças inegáveis com a trilogia Millennium. Porém, A Deusa Cega tem luz própria, e é um livro extremamente gostoso de ler. 

O mistério é tão envolvente que eu virei madrugadas lendo, porque simplesmente precisava saber o final! Adoro a maneira como Holt consegue prender a atenção do leitor, não deixando que a narrativa se torne morosa em momento algum. 

E os personagens são fora de série! Me identifiquei horrores com Hanne, a policial discreta e meio anti-social, mas extremamente competente em seu ofício. Fiquei com pena dela em certos momentos da história, mas acho que seria spoiler se eu contasse, então vale a dica de (tentar) não se apegar muito aos personagens de Anne Holt. Os personagens construídos pela autora são muito bem trabalhados, nada fica "no ar" e a história flui sem pontas soltas, o que sempre é ótimo em caso de livros policiais. 



Em tempo, gostei tanto da autora que li o outro livro dela publicado pela Fundamento no Brasil, o 1222. Também é excelente, e em breve vou soltar resenha dupla de 1222 + A Deusa Cega lá no canal, e atualizo o post. 

Gostei demais, e recomendo a leitura para quem, como eu, é fã dos romances policiais. A propósito, dá para comprar os livros online na loja virtual da Editora Fundamento. Achei super legal essa ideia, e os preços estão muito dignos, vale a visita! ;)
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo