Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (Philip K. Dick)

sexta-feira, 11 de julho de 2014
Eu já havia comentado aqui sobre o lançamento de Androides sonham com Ovelhas Elétricas? do Philip K. Dick, o livro que inspirou o roteiro do filme Blade Runner - O Caçador de Androides. Finalmente pude ler e devo dizer que gostei mais do livro do que eu esperava! Então chegou a hora de eu falar um pouquinho sobre a minha experiência de leitura deste livro tão incrível.



Rick Deckard é um caçador de androides fugitivos, em um universo em que os androides são uma espécie de escravos que servem aos humanos que emigraram para as colônias interplanetares. Sim, porque a Terra passou por uma guerra que praticamente a dizimou, então pouquissimas pessoas permaneceram no planeta. Então, o trabalho de Deckard consiste em capturar e "aposentar" androides que eventualmente fujam aqui para a Terra. 

Uma peculiaridade da história é que os animais foram quase extintos, portanto manter um animalzinho de estimação é muito caro e considerado símbolo de grande status social. Deckard não tem condições de bancar este pequeno luxo, por isso tem uma ovelha elétrica de estimação. Porém, seu sonho é substituí-la por uma ovelha real, sonho que parece mais próximo de se tornar real quando seis androides escapolem e ele é designado para caçá-los e aposentá-los.

O trabalho inicialmente pareceria simples, mas vai adquirindo novas complicações com o tempo. E, neste processo, ele vai descobrir que os androides são mais humanos do que ele imaginava. Assim, Deckard começa a se questionar sobre o que, afinal, difere aquilo que é real do que é fabricado, e sobre o quão ético é seu trabalho, no fim das contas.

Além deste tema central, o livro também toca em outros pontos interessantes, como a religião, a alienação da sociedade, a capacidade de se impostar/sensibilizar com o sofrimento alheio, dentre tantos outros. Enfim, Philip K. Dick é mestre em mesclar a ficção científica com a realidade cotidiana, e este livro não fugiu à regra. 

No vídeo abaixo eu entro em maiores detalhes sobre a história e faço uma breve comparação com o filme Blade Runner, então sugiro que você assista. :)



Já havia resenhado Fluam, minhas lágrimas, disse o policial aqui no blog, e também gostei bastante. Aparentemente Philip K. Dick está conquistando um espacinho cativo no meu coração. 

E você, já leu algo do autor? Curte ficção científica? Me conta nos comentários! 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo