Hysterical Literature (ou: Literatura Histérica)

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ainda falando sobre literatura x sexualidade feminina, quando estava pesquisando para fazer o vídeo de "Abra os livros E as Pernas" encontrei uma verdadeira pérola que merece ser compartilhada: o Projeto Hysterical Literature criado pelo fotógrafo Clayton Cubitt. 

O projeto tem um conceito muito simples e, ao mesmo tempo, muito genial: convidar mulheres de diferentes personalidades, profissões e preferências literárias, para ler em voz alta um trecho de seu livro preferido, enquanto são remotamente estimuladas com um vibrador. Sim, você leu certinho. O objetivo é documentar com fidelidade a reação dessas mulheres ao estímulo sexual ao mesmo tempo em que lutam para não perder o ritmo da narrativa.

São várias sessões, cada uma delas com uma personagem diferente, lendo um livro diferente. Tudo é espontâneo, nada é guiado, e, além de curioso, é bem engraçado de se assistir. Vou colocar um dos episódios abaixo, mas dá para assistir a todos eles no site oficial do projeto

(NSFW, aconselho escutar com fones!)


O Hysterical Literature é simbólico em muitos aspectos. Desde sempre a sexualidade feminina foi estigmatizada e vista como um tabu, e todas nós somos ensinadas a reprimir nossos desejos ao invés de extravasá-los. Então, quer ousadia maior do que retratar mulheres comuns gozando em frente à câmera, sem posar e sem atuar? O próprio nome do projeto já é uma deliciosa ironia com a opressão das mulheres, já que histeria é o termo utilizado para designar um "estado clínico" que só acometia mulheres e cujo principal sintoma era, adivinhe só, apetite sexual voraz.

A leitura simultânea do livro enquanto as mulheres são filmadas é fundamental para retratar a dicotomia entre corpo x mente e o contraste entre sexo e cultura. Desmistifica essa balela de que mulher que lê é pura, casta e frígida e nos abre os olhos para o fato de que dá, sim, para ser bem-resolvida sexualmente e apreciar a literatura ao mesmo tempo. 

Adoro quando a arte nos dá o que pensar, para mim é sinal de que cumpriu seu propósito! Achei o projeto genial e inusitado. E você, também curtiu? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo