Cocota Nerd Lê: Os Três, de Sarah Lotz

terça-feira, 22 de julho de 2014
Eu raramente leio release de editora, e às vezes nem a sinopse do livro eu leio para não pegar spoilers. Então, esperava algo totalmente diferente de Os Três, da Sarah Lotz, e me surpreendi positivamente com a leitura. O livro me ganhou logo nas primeiras páginas, e eu não sosseguei enquanto não terminei a leitura! 



A premissa é instigante do início ao fim! O ponto de partida de Os Três é o evento que ficou conhecido na história como Quinta-Feira Negra, um dia terrível em que quatro aviões, em quatro diferentes partes do mundo, caíram e deixaram somente três sobreviventes, todos eles crianças, todos eles tendo escapado totalmente ilesos dos desastres.

No começo tudo era festa e celebração, pois estas crianças haviam recebido uma segunda chance da vida. Porém, logo começaram a surgir teorias de conspiração que davam conta de que haveria algo de errado e de antinatural com os três, pois nenhum ser humano poderia escapar com vida de uma tragédia tão grande! A grande pergunta que paira no ar é: quem são Os Três? Assim, os boatos ganham força e conquistam muitos adeptos pelo mundo inteiro. O que acontece a partir daí é tão grandioso que acaba por mudar o curso da história e causar alterações irreparáveis no mundo.

O livro é narrado por cartas, trechos de entrevistas, prints de sites, transcrições de chats no skype e de e-mails, e depoimentos de pessoas ligadas ao caso. Todas essas informações compõem o livro-documentário Quinta-feira Negra: da queda à conspiração. Sim, trata-se de um livro dentro do próprio livro, e só Deus sabe como eu amo este tipo de metalinguagem na literatura! Junto com a jornalista que escreveu este livro fictício, o leitor tem acesso aos fatos e consegue construir a história na sua mente.

O que é muito legal também é o fato de vários pontos de vista serem abordados durante a narrativa. Estas diferentes vozes ajudam o leitor a entender o que está se passando e tirar suas próprias conclusões. Mas aviso logo que errei todas as minhas teorias e a autora me surpreendeu a cada página.

Eu não vou negar, virei noites lendo este livro, não conseguia largar por nada, e ainda estou digerindo este final. Apesar de a história ser concluída, o enigma central fica meio em aberto, o que me tirou o sono por um bom tempo, porque fiquei imaginando mil teorias loucas! E é tão bom quando um livro tira a gente do sério assim, né?

Gravei um vídeo aprofundando um pouco mais as minhas impressões de leitura, e vale muito a pena assistir.


Só mais uma coisa: a Arqueiro está de parabéns pela edição impecável deste livro, com revisão excelente e essa lombada preta maravilhosa. Da capa à tradução ficou tudo perfeito, dá gosto de ler. Fiquei super feliz de ter recebido para resenhar. :)

E é isso aí, fica a dica para quem gosta de livros de suspense e mistério, porque este é excelente!

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo