Lendo Autores Nacionais #1: Simone Campos

terça-feira, 8 de julho de 2014
Uma coisa que eu não entendo é quem diz que temos que ler autores brasileiros para prestigiar a literatura nacional. "Temos" uma ova, cara-pálida, porque eu leio o que me interessa e o que é bom, independente da nacionalidade do autor. Mas, venhamos e convenhamos, felizmente os autores nacionais estão se destacando cada vez mais no mercado editorial por causa da qualidade das suas obras. Já falei de vários aqui no blog, como o Raphael Montes, o Bia, o Morini, e a lista vai longa. Minha mais recente obsessão-literária-nacional é a Simone Campos, escritora talentosíssima com quem eu compartilho muitas das minhas opiniões e cujos textos amo! 



Meu primeiro contato com a autora foi com um conto na coletânea Entre Nós, publicada pela Língua Geral e focada em contos sobre homossexualidade. O conto dela, Bondade, é mega gostoso de ler, apaixonei-me a partir daí. A partir disso, li outras coisas, inclusive Owned, seu sensacional livro-game disponível online aqui. Também acompanho a autora nas redes sociais, e estou sempre lendo seu blog (aliás, vale muito o clique). 

Tudo isso para dizer que a autora acabou de lançar seu livro novo pela Cia das Letras, A Vez de Morrer. Assim que vi na livraria, fiz um autoacordo comigo mesma de não comprar até o dia da sessão de autógrafos. Este acordo durou exatamente dois dias, encomendei o meu e já chegou aqui, e é muito amor no coração (embora ainda não tenha lido). A autora fala um pouco mais sobre seu livro aqui.




Sinopse de A Vez de Morrer:


Quando Izabel voltou a passar seus fins de semana em Araras, a casa da família estava praticamente abandonada. Um fim de semana na serra logo vira outro e outro e outro. Sem perceber, ela se vê praticamente morando na serra. Como ocorre em todo ponto turístico, Araras é feita de duas cidades. Na temporada, vicejam as lojinhas e restaurantes, as ruas coalhadas de gente. Durante a semana, são os moradores que ocupam a praça, a sorveteria e as igrejas, que parecem brotar do chão. E é justamente essa segunda cidade que atrairá Izabel. O gerente da lan house, cheio de grandes aspirações profissionais, ou sua irmã, eternamente envolvida com a complexa cultura evangélica da região. Ou ainda o amigo do Rio, que pretende instaurar um polo tecnológico ao lado de Araras. Ou a amiga casada, que vai pra debaixo dos seus lençóis. No cruzamento dessas vidas, Simone Campos constrói peça a peça uma trama de alta voltagem sexual, um retrato de geração ao mesmo tempo ácido e delicado, violento e bucólico.

Ano passado tive o prazer de conhecer a Simone no lançamento de um outro escritor queridíssimo e na ocasião ela conversou com a gente sobre este livro, no qual ela estava trabalhando na época. Fiquei curiosa com a sinopse desde então, e por isso tem um gostinho especial tê-lo finalmente em minha coleção. Vou ler e conto o que achei.

Em tempo, quem for do Rio pode ir ao lançamento oficial de A Vez de Morrer no fim de julho. Assim, você conhece a autora e de quebra me dá um abraço. O lançamento será na Travessa de Botafogo ( Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo) dia 24 de julho a partir das 19h.

 E pretendo continuar com essa "série" sobre leituras de autores nacionais de que gosto, assim você pode separar o joio do trigo e ler apenas os brasileiros que valem a pena. ;)
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo