Cocota Nerd Lê: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

terça-feira, 1 de abril de 2014
Como assim eu nunca havia falado deste livro por aqui? Eu li A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan, no ano passado e amei horrores, recomendo para todos os bookworms de plantão. Foi o título que me chamou a atenção primeiramente, porque né, imagine que sonho uma livraria 24 horas (online não conta haha)!



É incrível! Quem ama livros tem que ler este. Vi que algumas pessoas acharam despretensioso e sem muita importância, mas eu gostei muito dele porque une duas das minhas maiores paixões. A primeira delas é, obviamente, a literatura. E a segunda é a tecnologia. Muitas pessoas podem não saber disso, mas eu sou entusiasta da tecnologia, trabalho e convivo com ela desde sempre, e adoro o fato de ela facilitar a nossa vida de tantas e tantas maneiras, tornando possíveis coisas que antes eram impossíveis. Isso sempre me fascinou, e é parte do motivo pelo qual eu amei tanto A Livraria 24h do Mr. Penumbra. O livro une estes dois mundos que podem parecer tão distantes um do outro mas, na verdade, têm mais em comum do que a gente imagina.

A história é relativamente simples. Um designer desempregado chamado Clay Jannon arruma um emprego de atendente noturno na Livraria 24h. Em seus primeiros dias de trabalho ele começa a ficar intrigado com a falta de clientes na livraria. Para piorar, às vezes aparecem clientes misteriosos, que vão para uma ala bem específica da livraria pegar emprestados livros que sequer tem registro, ISBN, nem nada que prove que eles existem. Estes clientes misteriosos volta e meia aparecem por lá, sempre muito fascinados com aqueles livros que, para tornar tudo ainda mais estranho, além de não estarem catalogados também estão escritos em código.

Obviamente, Clay Jannon fica mega curioso e não sossega enquanto não descobre do que se trata aquele "clubinho secreto de livros". E o Mr. Penumbra, dono da livraria, finalmente explica para ele o que é afinal aquela misteriosa livraria, e quais segredos ela esconde. E é aí que a história fica muito incrível, porque o Clay tem amigos mega nerds, com habilidades tecnológicas impressionantes, que o ajudam a solucionar o quebra-cabeça que a livraria 24h acaba revelando ser.

E eu não vou falar mais nada sobre a história do livro para não dar Spoilers, porque a graça é justamente ir lendo e descobrindo as coisas por si só. 


Referências everywhere


O que eu mais gostei neste livro é que há muitas referências literárias que quem é amante da leitura vai amar: referências a vários clássicos, a romances contemporâneos, e inclusive referências que não estão explícitas, o leitor precisa pensar e procurar.

Os personagens também são incríveis, o Clay Jannon me surpreendeu por ser super esperto, e não ser daqueles personagens que você tem vontade de sacudir para que eles enxerguem a verdade a sua frente. E os seus amigos super-hiper-ultra inteligentes são o máximo!

E eu acho que a "lição" que esse livro deixa é que a tecnologia não está aí pra roubar o lugar dos livros, os e-books não vão substituir os livros de papel, inclusive há passagens em que o Mr.Penumbra aparece portando um e-book reader, apesar de ser um dono de livraria/sebo. Parece anacrônico, mas é este o espírito do livro. A tecnologia, as mídias digitais, o google, os e-books readers estão aí para facilitar a nossa vida, para somar, e não para diminuir. Eu, que amo a tecnologia quase à mesma proporção que amo os livros, adorei este fato, e adorei ainda mais A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra. 

Recomendo demais! 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo