Lançamento: Androides sonham com ovelhas elétricas?

sexta-feira, 4 de abril de 2014
Na época da faculdade eu entrei em uma vibe de filmes cult. Para mim, sair do sensacionalismo hollywoodiano para filmes mais complexos foi como um mundo novo se abrindo, e mais ou menos neste período eu conheci Blade Runner. Eu lembro que amei o filme quando o assisti, desde a temática até a estética noir me surpreenderam, acho que foi um dos primeiros filmes de ficção científica a que assisti. Eu realmente adoro o questionamento sobre o que, afinal, faz de nós humanos. 

Quando descobri que o filme sobre caçadores de androides havia sido baseado em um livro (Do androids dream with electric sheep? do Philip K. Dick) fiquei com muita vontade de ler, sobretudo porque este é o título mais legal do mundo, que realmente faz sentido quando você para para pensar. Porém, era um livro difícil de encontrar, então deixei para lá.

Mas agora a Editora Aleph ouviu minhas preces e está lançando uma versão lindíssima do livro que originou Blade Runner! Androides sonham com ovelhas elétricas? é a mais nova aposta da editora, que já publicou outros sete livros de Philip K Dick (eu já li Fluam, minhas lágrimas, disse o policial e AMEI) e vem em uma edição super caprichada.


Vamos ao plot: Androides sonham com ovelhas elétricas? conta a história de Rick Deckard, um caçador de androides que vivem ilegalmente em um Planeta Terra devastado pela guerra e em que os seres humanos se tornaram peças raras. Ele vive uma existência vazia, buscando consolo no trabalho e em um sonho quase infantil: substituir sua ovelha elétrica de estimação por um animal de carne e osso. 

Por trás desta trama, existem questões filosóficas a se discutir sobre a tecnologia, sobre a natureza, sobre a religião, e sobre os seres humanos pura e simplesmente. A pergunta que fica no ar, e que o próprio título do livro sugere, é: quão tênue é a linha que separa o que é real do que não é? O que, afinal, separa os seres humanos dos androides?

Imagem daqui :)


A Editora Aleph está fazendo um trabalho bem bacana com este livro, e inclusive lançou um site muito legal chamado Ovelhas Elétricas, onde disponibiliza materiais exclusivos sobre a obra! Vale super a pena a visita.

Uma coisa bem curiosa é que o autor nunca chegou a ver o filme mais famoso originado de sua obra, pois acabou falecendo antes do lançamento. Porém, sobre Blade Runner, ele chegou a comentar: “Minha vida e meu trabalho criativo estão justificados e inteirados por Blade Runner. Será um grande sucesso comercial. Se provará insuperável”. Profético? Mal posso esperar para conferir se o liro consegue ser ainda mais grandioso que o filme!

Este é o tipo de livro que eu ainda não li, mas já amei. Vou ler e conto aqui o que achei.
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo