A Vez de Morrer, de Simone Campos

segunda-feira, 22 de setembro de 2014


Dos autores nacionais contemporâneos que ando lendo, provavelmente a mais inovadora é a Simone Campos. Já falei um pouco sobre a autora aqui, e continuo achando que ela não tem medo de experimentar coisas novas quando o assunto é literatura. Seu jeito de escrever é único, e muito envolvente. Particularmente não conheço outros autores que façam o que ela faz com as palavras, personagens e situações.



A Vez de Morrer é daqueles livros impossíveis de se enquadrar em algum gênero literário, simplesmente porque fala sobre muitas coisas e, ao mesmo tempo, sobre nada em especial. O livro trata de escapismo, dessa vontade nossa de cada dia de fugir por aí, de religião evangélica, de rock cristão, de bissexualidade, de homofobia e muito mais.

A história é narrada em terceira pessoa e gira em torno de Izabel, uma jovem designer de personalidade muito peculiar, que vê sua vida e suas prioridades mudarem no momento em que seu avô, dono de um sítio em Araras, falece. Neste momento, a antes tão urbana Izabel passa a se envolver cada vez mais com o velho sítio.

Izabel é uma personagem extremamente interessante, por ser cheia de facetas. Ela é livre, determinada, individualista, impulsiva. É também bissexual, sem pudores quando o assunto é sexo, gosta de experimentar. E é extremamente real, dessas com que o leitor consegue se identificar. Deve ser por isso que eu marquei tantas quotes do livro com post-its durante a leitura!

Izabel soy yo

O bar sempre vai te acolher. #truestory

A vez de morrer


Muitos dos temas abordados em A Vez de Morrer são bastante polêmicos, porém isso é explorado com naturalidade, e não de uma maneira sensacionalista, com o intuito de chocar o leitor. Até as cenas de sexo, que são intensas, estão contextualizadas, não são gratuitas e, muito menos, ofensivas. Acho que é por isso que a mistura inusitada de protestantismo + bissexualidade + fuga deu tão certo!

Eu não consigo fazer uma resenha imparcial deste livro, justamente por ele ser tão diferente de tudo e, ao mesmo tempo, tão gostoso de se ler. Tentei compartilhar algumas das minhas impressões da leitura no vídeo abaixo.


Uma coisa que eu esqueci de falar no vídeo é que, ao acabar de ler, eu fiquei com a nítida impressão de que não aproveitei 100% o que o livro tinha a me oferecer. Até cheguei a anotar algumas passagens que eu jurava que seriam relevantes para o desfecho, mas que não revelaram grande importância, no fim das contas.

Creio que A Vez de Morrer é tão complexo que eu não tive a sagacidade de capturar todas as nuances do livro, e tenho certeza de que em algum momento eu vou acabar mandando um e-mail para a Simone: "então, amiga, senta aqui e vamos conversar sobre o seu livro...". 

De qualquer maneira, é uma leitura que recomendo demais para quem, como eu, tem uma queda por livros que tratem de coisas que poderiam acontecer fora das páginas, e por personagens gente como a gente. Depois que você conhece a escrita da Simone, não consegue mais largar. ;)

E você, já leu algo da autora?
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo