Livros sobre Mulheres Fortes + uma pequena reflexão

terça-feira, 9 de setembro de 2014
E aí que outro dia eu ouvi que muitas empresas evitam contratar mulheres porque elas têm "peculiaridades". Não entendi ao certo se eram peculiaridades hormonais do tipo engravidar e ter cólicas, ou se eram peculiaridades comportamentais no que se refere ao ambiente de trabalho. Seja qual for o caso, achei de uma babaquice tremenda, e de uma cara de pau enorme falar isso na minha cara. Em outras palavras: "você deu sorte porque não sou seu chefe, senão jamais te contrataria".

Quando se tem um blog, tudo é motivo para fazer um post, então cá estou eu para indicar alguns livros protagonizados por mulheres fortes, poderosas e peculiares



Millennium

Esta série já é hours concours aqui no blog e nem tem mais graça eu falar da Lisbeth Salander, mas ó: melhor heroína de todos os tempos, bota os homens no chinelo e é a minha personagem favorita da vida. Falei melhor sobre a série neste vídeo antigo.

Persépolis

Em Persépolis, sua autobiografia em quadrinhos, Marjane Satrapi fala sobre a dificuldade de ser mulher em um Estado repressor, e mostra que, sim, nós podemos ser mais fortes que a opressão e que o sexismo. É muito, muito amor, e eu já fiz resenha do livro aqui. 

Três Mulheres Fortes

Três Mulheres Fortes, de Marie Ndiaye, trata exatamente do que se propõe logo no título: sobre três mulheres de nacionalidades e classes sociais distintas, mas que têm em comum a força intrínseca. Cada qual é forte à sua maneira, e por motivos diversos. As heroínas deste livro não são fortes simplesmente por darem a volta por cima de alguma situação humilhante, nem por serem financeiramente bem-sucedidas e independentes, mas sim por aguentar sozinhas provações terríveis. Eu cheguei a gravar vídeo deste livro, mas acabei não gostando do resultado e deixando para lá :( pretendo resenhar por escrito mais tarde, porque vale a leitura e foge muito do lugar-comum. 

Faça Acontecer

Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg, vai na direção contrária de Três Mulheres Fortes. A força de Sheryl está na sua competência e em seu brilhantismo no mundo dos negócios. Chefe de operações do facebook e ex-funcionária do Google, Sheryl é considerada uma das mulheres mais influentes do mundo, e é muito bacana ler o que ela tem a dizer. Faça Acontecer não tem nada de auto-ajuda, como o título pode sugerir. Na verdade, trata-se mais de um livro sobre negócios e sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Livro imperdível que eu faço questão de resenhar em vídeo! 

Em tempo, sabe o cara que não contratava mulheres porque elas têm peculiaridades? Pois bem, agora tem várias mulheres trabalhando na equipe com ele. #FlawlessVictory.

Tem mais algum livro protagonizado por mulheres fortes, poderosas e que chutam as bundas dos caras? Então me indica nos comentários que eu certamente adorarei conhecer. ;)
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo